Proteção de Endpoint para Empresas: segurança para a principal porta de acesso a dados corporativos

Proteger endpoints é um dos principais investimentos em cibersegurança para as empresas. Mais que evitar ataques cibernéticos, é a garantia da continuidade dos negócios. Entenda!
Tempo de leitura: 4 minutos
Proteção de Endpoint para Empresas
Fonte: Shutterstock

Os formatos atuais de trabalho, como o remoto, o aumento da adoção de ambientes híbridos, além da popularização do modelo conhecido como BYOD (Bring Your Own Device) ou “traga seu próprio dispositivo”, estão apresentando uma nova realidade aos endpoints para empresas, como notebooks, smartphones, desktops e servidores. Cada vez mais, eles estão se tornando pontos vulneráveis que podem ser explorados por cibercriminosos para acesso indevido a dados sensíveis e interrupção de serviços críticos das organizações. 

Com isso, garantir a segurança dos endpoints deixou de ser apenas uma medida técnica das empresas e passou a ser uma decisão estratégica. Essa necessidade é reforçada por um estudo da VULTUS Cybersecurity Ecosystem, que aponta que as empresas brasileiras terão prejuízo de US$ 394 bilhões causados por ataques cibernéticos nos próximos três anos. 

Em relação ao impacto e à probabilidade de eles ocorrerem, a pesquisa também mostra que 48% das empresas analisadas sofrerão ataques de altíssimo impacto provocados por hackers até 2028. Isso faz com que, além de prejuízos financeiros e vazamento de dados, a reputação da empresa nesse contexto seja diretamente afetada.

Para entender melhor sobre a importância da segurança de endpoint para empresas, você vai encontrar neste conteúdo detalhes sobre o conceito de endpoints e seu papel central nas operações empresariais modernas, além de entender quais são os principais riscos associados à ausência de proteção adequada, como aumento da superfície de ataque, vazamento de dados e penalidades legais, relacionadas à LGPD. 

Também verá os benefícios de adotar soluções profissionais para a proteção eficaz de endpoints. Continue a leitura!

O que são endpoints e por que eles importam para empresas

Um endpoint, em tradução, significa “ponto de extremidade” e, no contexto de tecnologia, são os dispositivos finais conectados em uma determinada rede. Até pouco tempo, eles eram limitados a alguns computadores. Porém, com a evolução da tecnologia, dos modelos de trabalho, da Internet das Coisas e dos sistemas de comunicação, isso mudou.

Atualmente, os endpoints contam com câmeras de segurança, tablets, smartphones, notebooks, computadores, máquinas, robôs, servidores e vários outros dispositivos que estão conectados interna ou externamente na empresa. Por isso mesmo, eles são considerados o ponto de extremidade e a porta principal de acesso para os dados da organização. Daí a importância de se investir na segurança de endpoint para empresas, algo fundamental para evitar ataques, vazamentos, perdas de dados ou qualquer outro tipo de problema, especialmente considerando as regras trazidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Principais riscos da falta de proteção de endpoints

Quando uma organização não se atenta aos investimentos que precisam ser feitos na proteção de endpoints, ela está assumindo riscos sérios e diversos, que vão desde violações de dados, perdas financeiras, interrupções operacionais e até mesmo danos à reputação da empresa. Caso haja dispositivos de endpoint mal protegidos, eles podem se tornar uma porta de entrada para ataques cibernéticos e, com isso, aumentam-se as chances de hackers e invasores acessarem informações confidenciais e sistemas importantes. 

Para além da proteção das informações e ativos digitais, investir na segurança de endpoints para empresas significa também prezar pela continuidade dos negócios, ou seja, é uma decisão que afeta diretamente a sustentabilidade das atividades da organização. Existem diversos riscos quando há a falta de proteção de endpoints, entre eles, podem ser citados:

  • Aumento da superfície de ataque em ambientes corporativos;
  • Acesso indevido a dados sensíveis;
  • Comprometimento da operação, que pode ser ocasionado pela paralisação de sistemas, ransomware, vazamento de informações;
  • Impactos legais e financeiros, como as sanções previstas na LGPD, perda de reputação, multas, compliance, entre outros.

Benefícios de uma solução profissional de segurança de endpoints

Considerando o alto nível de proteção que um endpoint para empresas necessita, tendo como base as ameaças cada vez mais complexas e frequentes, podem ser listadas várias vantagens que uma solução como essa proporciona aos negócios. Entre elas:

Monitoramento contínuo e centralizado

Uma das principais vantagens de se investir em um sistema de segurança de endpoint é o fato de permitir assumir o controle de toda a rede por meio de um único sistema. Assim, toda a gestão da infraestrutura é simplificada já que, em um único ponto, é feito o controle sobre autorizações, autenticação, monitoramento, relatórios, bloqueios e permissões, facilitando o trabalho da equipe de TI.

Resposta rápida a incidentes

Uma solução de endpoint para empresas tem a capacidade de identificar, conter e remediar ameaças rapidamente, minimizando o impacto de um ataque, antes mesmo que ele se propague ou cause danos significativos à organização. Isso acontece em algumas etapas importantes, como a detecção rápida, isolamento, contenção, remediação, redução do tempo de inatividade e prevenção de violações.

Atualizações automáticas e proteção contra ameaças avançadas 

Uma das principais características de um sistema de segurança de endpoint para empresas é sua atuação proativa, considerando que ele deverá ser instalado no servidor e mantém o controle de toda a rede de forma automática, sem a necessidade de uma operação manual. Como toda a gestão dos endpoints é feita por um único sistema, as atualizações são rápidas e fáceis, o que garante adequação às novas tecnologias, sempre que for preciso, sem demandar intervenções diferenciadas e complexas. Isso faz com que a solução ofereça uma proteção até mesmo contra ameaças avançadas, como malwares, ransomware e phishing.

Integração com firewall e outras camadas de proteção

Medidas de segurança são associadas para proteger os endpoints de uma rede contra ameaças, o que inclui firewalls, que controlam o tráfego de rede, e outras ferramentas como antivírus, soluções de detecção e resposta de endpoint (EDR) e prevenção contra perda de dados. Elas atuam de maneira integrada para oferecer uma defesa abrangente. 

Proteção de endpoints para empresas é com a Segmento Digital!

A proteção de endpoints para empresas pode ser considerada parte fundamental de um planejamento de cibersegurança realmente eficaz e moderno. O avanço e a evolução das tecnologias trazem benefícios imensuráveis para as organizações, mas também potencializam o surgimento de ameaças que podem expor dados e afetar a imagem da empresa. 

Esse contexto precisa receber atenção por parte das empresas, por meio de investimentos em soluções de segurança de endpoints. Para isso, contar com uma consultoria especializada no tema garantirá o sucesso da estratégia.

A Segmento Digital, em parceria com líderes globais como Sophos, Bitdefender e Fortinet, oferece uma abordagem completa e integrada para proteger dados, sistemas e operações contra ameaças cibernéticas em constante evolução. 

Nossas soluções de cibersegurança abrangem desde a proteção de endpoints até sistemas avançados de monitoramento e resposta a incidentes. Deseja solicitar uma avaliação gratuita ou conversar com um especialista da Segmento Digital? Entre em contato.

Compartilhe esse artigo